101


Célio Öcsi
Idade: 92 anos
Data de nascimento: 15/5/1920
Célio Öcsi filho de Franz Öcsi e Elisabeth Öcsi. Casal que vivia no antigo Império Austro-Húngaro, e motivado pelos horrores da primeira guerra mundial mudou-se para o Brasil, após o fim da mesma em 1919. Em 1920, já no Brasil, nasce Célio, o filho do casal. Célio foi criado sob a rígida educação de um ex-militar, e a honra em ser um combatente, sempre alimentada pelas lembranças de seu pai, motivou o jovem e sonhador, a servir no exército brasileiro na segunda guerra mundial; Célio cresceu sobre forte influência das experiências vividas no front, e pelo orgulho de ter sido um "pracinha" da FEB, essa mesma influência do ser militar e ter orgulho foi passada para seus três filhos, criados sob a mesma mentalidade militar que Célio experimentou durante toda sua vida,  mas com um detalhe: a guerra dos canhões e dar bombas, não mais existira, a guerra agora seria outra. Aos 22 anos, Célio casaria, no Brasil, com Laura Sagilotto, uma jovem Italiana que conheceu durante a expedição militar brasileira à Itália fascista. Célio teve três filhos com Laura: Lígia  Marcos e Augusto. A herança dos filhos é o caráter forte do pai e da mãe, que é evidente nos filhos.
Entre guerras e desafios, a idade chega para Célio, o velho militar aposentado agora se vê sozinho diante da maior batalha da sua vida: Esperar!


"Bem aventurados os que vão pra debaixo do chão, porque vão para uma transfiguração sagrada. Mal caem sobre eles as últimas pazadas de terra e os cantos dos padres, bárbaro e dolente, se perde com o fumo dos círios, o corpo fica só na plenitude da noite e do silêncio, perante a grande vegetação esfomeada, ele vai dar-se ali, como pastos às bocas sinistras das raízes [...] a podridão transforma-se em seiva
                                                                                                               Eça de Queirós 

Nenhum comentário:

Postar um comentário