23 de março de 2013

[101] Episódio 3: O velho e suas camas.



Oboé, oboé d’amore, corne inglês e 2 clarinetes

Primeiro vem a dor na cabeça, uma dor terrível de alguém que levou uma pancada na cabeça. Logo em seguida os barulhos alcançam os ouvidos, e perturbam, são tantos e de todas as direções e de todos os tipos: gemidos, apitos, berros, batidas, lamentações. Em seguida abrem-se os olhos, que sem foco tentar enxergar o que há naquele lugar. Logo os olhos recuperam-se, e as luzes se transformam em imagens. Célio observa ao seu redor jovens enfermeiras correndo com gazes, ataduras e frascos de remédios. Ele se curva na mesa e consegue olhar seu corpo por inteiro; onde antes estava o uniforme sujo da lama e rasgado, agora via-se ataduras brancas com grandes manchas de sangue, cobrindo seu corpo, e voltas e mais voltas tentando estancar o sangue, que algumas horas antes escorria pela sua perna; perna que também era cortada por grandes pedaços de curativos brancos empapuçados em um liquido negro de odor forte e marcante.

Primeiro veio a dor no braço, uma dor aguda e pulsante que fez com que ele soltasse os primeiros gemidos de dor. Logo veio a dor na cabeça, uma dor terrível e latejante que corria por toda sua cabeça e terminava na testa, inchando por completo sua têmpora. Logo vieram os sons, eram sons baixos abafados pelas pesadas cortinas e pelas janelas de vidro duplo, em seguida o frio, frio cortante da saída de ar que ficava a poucos centímetros da cama; por fim os olhos se abriram, as imagens contorcidas foram se ajeitando se organizando, e logo a imagem das paredes brancas se completaram, Célio olhou ao redor e logo viu um assustado e dorminhoco menino da padaria.   


Trombone

- Onde estou?
- Quem sou eu?
- Como assim?
- Brincadeira seu Célio, é que nos filmes todo mundo acorda dizendo isso, depois de perder os sentidos.
- E eu perdi os sentidos?
- Sim perdeu, o senhor desmaiou na praça, todos ficaram a apavorados
- Todos quem meu rapaz?
- Todos que estavam lá, inclusive vizinhos do senhor que passavam pela praça no momento.
- Sei, meus vizinhos, não sei de vizinho nenhum que pareça gente boa; inclusive meu rapaz tem um lá que vive fuçando as minhas lixeiras, ele pensa que eu não vejo, mas eu já vi sim, sujeitinho esquisito.
- Poxa, o senhor tem até um vizinho padre, uma pessoa de Deus, como o senhor pode pensar assim.
- Pessoa de Deus né? Não sei, tenho minhas dúvidas.
- O servo do Senhor seu Célio, não fale assim, aprendi na minha vida que falar essas coisas dos servos do Senhor é pecado.
- Vida? Pecado? Hora, não seja insolente! Não me diga nada sobre a vive, não se esqueça que eu já vivi o suficiente para saber pra que ela serve.
- Eu sei seu Célio, mas ainda assim, não fale desta forma; e já que o senhor tocou no assunto, me responda, afinal, pra que serve a vida?
- Não vou dizer.
- Por quê?
- Não vou estragar a surpresa, meu jovem! Mas, entenda uma coisa, pecar é viver a vida sem pecar; eu peco, tu vigias, eles invejam; veja que conjugar o verbo pecar é viver.
- Não faz sentido isso seu Célio.
- Faça-me agora um favor, peça um calmante para a enfermeira.
- O senhor acabou de acordar, por que tomar remédios para dormir?
- Não quero tomar os remédios.
- Então por que o senhor quer pedir os remédios?
- Pra você tomar, meu jovem!
Os dois pararam e começaram a rir da situação. Os risos foram quebrados com a entrada de uma senhora de cabelos brancos, vestido azul longo, sapatos azuis escuros, bolsa preta, e grandes olhos verdes regados por uma singela lágrima que escorria no canto do seu olho. Célio observa a mulher parada na porta e diz:
- Olá dor.
- Por que amor? Ela responde.
- Se sem calor por que amor?
- Se só da dor por que calor? Ela pergunta.
- Se sem calor, se és amor, por que horror? Sente-se dor.
O rapaz da padaria se despede e promete voltar no dia seguinte, para ajudar o velho a voltar para casa. Ele sai e deixa os dois sozinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário